SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Here it comes the struggle of the XIX century: desire versus nothing, or Freud, power and willFreud and religion: the illusion that tells a historical truth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

BALBI, Alexandre Bakx. Eu preferia ser uma pedra: a inibição num fragmento clínico de drogadição. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 99-111. ISSN 0101-4838.

O tratamento da drogadição coloca várias questões para a Psicanálise. As dificuldades colocadas por essa clínica nos faz acreditar na necessidade de um tratamento preliminar para tornar possível que uma análise, propriamente dita, ocorra. Neste percurso que vimos fazendo há alguns anos, temos nos deparado com a aparição de uma forma de defesa que se solidariza com a drogadição. Se a drogadição é capaz de entorpecer o sujeito, essa defesa, a inibição, é capaz de silenciá-lo, paralisá-lo. A partir da clínica, seguindo Freud e Lacan, podemos observar como a inibição é capaz de fazer obstáculo ao tratamento, como defesa contra as pulsões e a angústia. Através de um fragmento clínico, pudemos verificar como o abalo da inibição tornou viável o tratamento da drogadição e o possível advento de uma análise.

Keywords : tratamento; drogadição; inibição; análise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License