SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1I'd rather be a stone: inhibition in a clinical shered of a drug addictionIdentification's group and the strange: the memory of what we try to bury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

PEREIRA, Kylmer Sebastian de Carvalho  and  CHAVES, Wilson Camilo. Freud e a religião: a ilusão que conta uma verdade histórica. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 112-127. ISSN 0101-4838.

Este trabalho destina-se a percorrer textos freudianos no que tangem à religião e suas consequências psíquicas e históricas para o homem. Reflete-se sobre as teorizações de Freud quanto ao problema da religião. "Totem e tabu" versa, entre outros temas, sobre a origem do sentimento religioso e sua relação com o assassinato do pai primevo. "O futuro de uma ilusão" lança duras críticas ao pensamento religioso, tomando-o como uma ilusão amparada em profundos desejos da humanidade. Em "O mal-estar na civilização", Freud reconhece a função da religião como resposta frente ao desamparo, situando aí sua origem. "Moisés e o monoteísmo" mostra como a religião desvela um saber esquecido acerca de um povo, e, em certo sentido, de toda a humanidade. Conclui-se que, ao longo de sua obra, Freud constrói e retoma concepções acerca da religiosidade, tal como reconhece sua importância para o desenvolvimento intelectual e superação do sentimento de desamparo.

Keywords : Freud; psicanálise; religião.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License