SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Narcisismo e biopolíticaUma reflexão sobre a reação terapêutica negativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

KEGLER, Paula  e  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Narrativas do excesso: a potencialidade da palavra em psicanálise. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.1, pp. 171-190. ISSN 0101-4838.

A palavra constitui-se como elemento substancial da teoria e prática psicanalíticas, tanto em seu potencial enunciador como em suas possibilidades elaborativas. Frente ao domínio devastador da pulsão de morte e da impossibilidade de representação do excesso pulsional, tem-se o impasse de (im)possíveis narrativas. Este artigo tem o objetivo de problematizar a função da palavra no trabalho psíquico de captura e ligação das intensidades pulsionais. A narrativa se mostra como uma via possível de contenção e criação de historização do vivido. Logo, a posição ativa do sujeito frente à palavra pronunciada possibilita (re)compor enlaces e produzir caminhos associativos, evocando construções psíquicas produtoras de significação que rompem o predomínio tanático da repetição. As experiências narrativas se transformam, portanto, em resistência necessária e vital frente ao danoso da irrepresentabilidade pulsional.

Palavras-chave : narrativas; psicanálise; pulsão de morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License