SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Marcas do infantil na adolescência: automutilação como atualização de traumas precocesTrauma, cultura e criação: Ferenczi com Christoph Türcke índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

PIRES, António Pazo. Psicoterapia psicanalítica focada nas emoções. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.2, pp. 114-134. ISSN 0101-4838.

Este texto debruça-se sobre uma nova forma de fazer psicoterapia psicanalítica e psicanálise. A exploração das emoções como meio de mudança. Relato uma alteração na minha prática clínica em que a emoção passou a ser o foco da atenção. Uso um maior equilíbrio entre guiar e seguir o paciente, uma atenção aos marcadores e uso das intervenções para cada um desses marcadores como o desdobrar sistemático de uma evocação, focalização, ou o diálogo da cadeira vazia. São abordadas algumas dificuldades de integrar uma exploração mais eficaz da emoção num modelo psicanalítico praticado há muitos anos. Pequenas vinhetas clínicas ilustram a forma de explorar as emoções.

Palabras clave : integração; psicanálise; terapia focada nas emoções; desdobrar sistemático de uma evocação; focalização; diálogo da cadeira vazia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License