SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Psicanálise e neurociências: visões antagônicas ou compatíveis? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

RAVANELLO, Tiago; DUNKER, Christian Ingo Lenz  e  BEIVIDAS, Waldir. Uma via indireta para a abordagem do afeto: libido, gozo, pulsão escópica. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 9-36. ISSN 0101-4838.

O artigo visa o exame de determinadas passagens da obra lacaniana nas quais, mesmo que por vias indiretas, é possível derivar pontos de auxílio para a questão de uma abordagem discursiva do afeto. Para tanto, destacamos como procedimento a discussão dos conceitos de pulsão, objeto a, libido e gozo no campo lacaniano como importantes operadores conceituais para a estruturação de um ponto de vista econômico em psicanálise não mais submetido a referenciais biológicos ou a sua possibilidade de redução a uma materialidade referencial. A análise de pontos cruciais da obra lacaniana para a delimitação desses conceitos tem por resultado que a recusa pela substancialização da libido, a desmontagem da pulsão numa dimensão de circuito e pelos modelos da pulsão escópica e invocante, o caráter negativo da concepção de objeto a e a articulação entre os conceitos de gozo e de significante com a noção saussureana de valor delimitam o caminho da semiotização do corpo através da discursivização da noção de afeto.

Palavras-chave : psicanálise; afeto; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License