SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1A morte-corte do significante: entre Antígona e EquivalentesA noção de sujeito do inconsciente como situação imanejada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

FERREIRA, Maria de Fátima  e  FERRARI, Ilka Franco. A escrita e Virginia Woolf: vida e morte. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 80-97. ISSN 0101-4838.

Sob o viés da psicanálise, este texto investiga a função que a escrita teve na vida da escritora Virginia Woolf. A partir do que Lacan ensinou em seu seminário dedicado à obra do escritor James Joyce, O sinthoma, investiga-se a presença do real na subjetividade da escritora e o modo como ela procurava tratar os fenômenos mortíferos que daí advinham. Ao tentar nomear seu sintoma, buscava desenfreadamente solucionar seu desespero, traduzindo, assim, a sua foraclusão. Nenhuma palavra vinha nomear isso. Assim, fazia com sua escrita uma espécie de hemorragia libidinal, procurando encontrar "a" palavra plena, verdadeira, que pudesse alcançar "a" verdade de seu sintoma e estancar sua dor.

Palavras-chave : função da escrita; psicanálise; real; Virginia Woolf.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License