SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1A escrita e Virginia Woolf: vida e morte"Pergunte ao cavalo!": sobre o inconsciente freudiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

BOONEN, Carolina  y  CALAZANS, Roberto. A noção de sujeito do inconsciente como situação imanejada. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 98-122. ISSN 0101-4838.

A noção de sujeito do inconsciente representa um fundamento clínico e a base material para o tratamento psicanalítico. Apesar de Freud não teorizar sobre o sujeito, essa noção atravessa toda sua obra e é levada por Lacan para primeiro plano como uma das noções principais da psicanálise. Assim, a partir da noção de situação imanejada, expressão pouco trabalhada por Freud em um trecho de "Totem e tabu" que discute o conflito entre as proibições da civilização e as pulsões, abordaremos a constituição do sujeito do inconsciente. Partindo da possibilidade de existência do sujeito diante do advento da ciência moderna e, posteriormente, retomando a leitura dos textos freudianos, a partir de uma concepção lacaniana da noção de sujeito, apontaremos a subversão psicanalítica do sujeito do conhecimento considerando o abandono da hipnose como o início da possibilidade de trabalho com o sujeito do inconsciente.Discutiremos também a constituição subjetiva pautada no complexo de Édipo, abordando ainda o complexo de castração, a identificação imaginária e o estabelecimento de uma fantasia fundamental, sendo todos marcados pela presença de algo que permanece sempre imanejado, pois onde há sujeito há a presença de algo imanejável.

Palabras clave : psicanálise; sujeito; complexo de Édipo; situação imanejada.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License