SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1A noção de sujeito do inconsciente como situação imanejadaThe reverse side of psychoanalysis: a new law of the father? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

FUKS, Betty Bernardo. "Pergunte ao cavalo!": sobre o inconsciente freudiano. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 123-138. ISSN 0101-4838.

A partir de um chiste, registrado numa carta de Freud a Fliess datada em 7 de agosto de 1898, este artigo analisa dois momentos importantes da conceituação do inconsciente - o primeiro fundado no campo do sentido e um outro referido à força indomável da pulsão e em relação à qual Freud enunciou o imperativo de drenagem d'águas do rio, que é um "trabalho da cultura", resumido na fórmula Wo Es war, sol Ich werden. Nosso propósito se estende à demonstração de diferentes estratégias clínicas que contribuíram para esse percurso teórico. Seguindo essas coordenadas, introduziremos, ao final, uma discussão sobre o futuro da psicanálise através de um pequeno conto de Franz Kafka.

Keywords : inconsciente; clínica psicanalítica; cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License