SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue1The reverse side of psychoanalysis: a new law of the father?O traumatismo, de Freud a Ferenczi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

RABELO, Fabiano Chagas. Os primórdios do tratamento de ensaio no Caso Elisabeth. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 158-179. ISSN 0101-4838.

Retomam-se as primeiras sessões do Caso Elisabeth à luz do procedimento de tratamento de ensaio a fim de aproximar essa técnica de um conjunto de intervenções que, nesse contexto, recebem o nome de tratamento placebo. Este constitui uma reação a um impasse clínico envolvendo uma questão diagnóstica a partir do qual Freud se interroga sobre a adequação da paciente ao tratamento. Ao mesmo tempo que verifica as condições para o início do tratamento, Freud busca instaurar uma discursividade fundamentada no saber inconsciente. Quatro eixos norteiam sua investigação: o destino dos afetos; a repercussão do sintoma nos vínculos sociais e na capacidade de fruição; as expressões de prazer evocadas pela estimulação das zonas histerógenas e as manifestações do recalcado na condição de formações do inconsciente. Produz-se então a transição de uma abordagem médica para uma outra, psicoterápica e analítica, ainda em construção. Propõe-se que essa etapa do tratamento termina quando se inicia uma sequência de intervenções interpretativas.

Keywords : psicanálise; tratamento de ensaio; técnica; Caso Elisabeth; tratamento placebo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License