SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Os primórdios do tratamento de ensaio no Caso ElisabethMomento adolescente e fenômenos do mal-estar: uma aproximação dialética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

LINDENMEYER, Cristina. O traumatismo, de Freud a Ferenczi. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.1, pp. 180-208. ISSN 0101-4838.

Nos dias de hoje, a noção de traumatismo está longe de ser uma noção desconhecida. Muito pelo contrário, pois o uso popular apossa-se dela ao empregá-la constantemente de mil e uma maneiras e, por vezes, dando-lhe um sentido confuso. Além do mais, o uso dessa noção não se limita à problemática do sujeito individual, podendo igualmente referir-se a adversidades vividas por grupos inteiros de pessoas. No entanto, apesar de quaisquer extrapolações teóricas ou puramente linguísticas às quais essa noção possa haver sido submetida, sua pertinência persiste tal qual, na medida em que nos ajuda a construir um sentido para os diversos relatos que encontramos nos consultórios clínicos. Neste texto, o autor retraça a concepção dessa noção por Freud e sua evolução nos trabalhos desenvolvidos por Ferenczi.

Palavras-chave : traumatismo; pavor; masoquismo; autodestruição; clivagem narcísica.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License