SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Da poesia dita que adormece e da escrita poética chinesa que despertaMaquinando Lacan: uma análise dos usos que Deleuze e Guattari fazem do ensino lacaniano em O Anti-Édipo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

CUNHA, Maicon Pereira da  y  BIRMAN, Joel. Muros do vazio: Narciso revisitado. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 30-49. ISSN 0101-4838.

A intenção deste artigo é refletir sobre o narcisismo na atualidade. Considerando que esse conceito deva ser entendido mais além da sua característica de ser um elemento central na construção de subjetividades, delinearemos a ideia de um narcisismo pautado na noção de autodestruição. Além de pensar sobre seus aspectos mortíferos, ressaltamos que esse narcisismo revela uma condição que aponta para a fragilidade do laço social. Nesse sentido, algumas facetas da violência na atualidade serão evidenciadas, sublinhando os aspectos narcísicos em questão a partir da lógica do condomínio, em que a relação alteritária está posta em xeque, na medida em que se instala um a-partamento de si em relação aos outros.

Palabras clave : narcisismo; contemporaneidade; violência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License