SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Muros do vazio: Narciso revisitadoA interpretação psicanalítica: um esboço de formalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

DUTRA, Wagner Honorato  e  COUTO, Luís Flávio Silva. Maquinando Lacan: uma análise dos usos que Deleuze e Guattari fazem do ensino lacaniano em O Anti-Édipo. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 50-83. ISSN 0101-4838.

Este artigo consiste em uma análise das referências explícitas que Gilles Deleuze e Félix Guattari fazem ao ensino lacaniano em O Anti-Édipo. Trata-se de um estudo teórico no qual avaliamos a maneira sui generiscomo as ideias desses autores se conectam. Seguimos, nessa empreitada, um itinerário metodológico constituído por três procedimentos interdependentes e não sequenciais. No primeiro contextualizamos as referências a Lacan em suas coordenadas teórico-conceituais. No segundo descrevemos as relações que os temas analisados estabelecem entre si, os modos como estão articulados e os problemas que procuram responder. Por fim propomos hipóteses para explicar como as facetas do ensino lacaniano estão acopladas à máquina antiedipiana. Buscamos demonstrar que Deleuze e Guattari mantêm com as ideias do psicanalista francês uma relação positivo-construtiva.

Palavras-chave : O Anti-Édipo; desejo; inconsciente; máquina; estrutura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License