SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Machining Lacan: an analysis on the uses made by Deleuze and Guattari of the Lacanian teaching in The Anti-OedipusThe sensationalism, the aesthetic-philosophical primacy of the poet Alberto Caeiro and psychoanalytic proposal floating attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

TRISKA, Vitor Hugo Couto  and  D'AGORD, Marta Regina de Leão. A interpretação psicanalítica: um esboço de formalização. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 84-101. ISSN 0101-4838.

A fim de investigar o fundamento da interpretação psicanalítica, propomos uma análise de algumas formalizações apresentadas nos livros 11 (1964), 16 (1968-1969) e 17 (1969-1970) dos seminários de Lacan. No primeiro é trabalhada a lógica da alienação e da separação para abordar a afânise do sujeito pelo significante. No segundo, a partir da formalização do campo do Outro, destaca-se o problema da verdade articulada a um elemento exterior ao campo do discurso e à falta de sentido. No terceiro, o matema do discurso do analista permite localizar o lugar de onde opera a interpretação psicanalítica. A comparação e aproximação entre essas três formalizações de diferentes momentos da obra de Lacan busca apontar a centralidade da questão do sentido e da verdade para uma compreensão crítica da interpretação psicanalítica.

Keywords : interpretação; formalização; sentido; verdade.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License