SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2O sensacionismo, o primado estético-filosófico do poeta Alberto Caeiro e a proposta psicanalítica da atenção flutuanteTranstornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

CAROPRESO, Fátima Siqueira. O funcionamento mental e as bases ancestrais do psiquismo segundo Sabina Spielrein. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 126-151. ISSN 0101-4838.

Embora o interesse pela psicanalista russa Sabina Spielrein tenha crescido nas últimas décadas, os estudos sobre ela ainda enfocam, predominantemente, aspectos de sua biografia. No entanto, a originalidade de seu pensamento teórico e clínico justifica uma análise mais cuidadosa do seu desenvolvimento interno para que o papel de Spielrein na história da psicanálise possa ser cabalmente reconhecido. O objetivo deste artigo é apresentar as teses sobre o funcionamento mental elaboradas pela autora em dois de seus primeiros trabalhos: "Sobre o conteúdo psicológico de um caso de esquizofrenia (Dementia praecox)", de 1911, e " A destruição como origem do devir", de 1912. Argumenta-se que, neles, Spielrein apresenta uma concepção original sobre a dinâmica mental, que antecipa, em muitos aspectos, certas hipóteses que viriam a ser desenvolvidas pela psicanálise subsequente.

Palabras clave : Sabina Spielrein; psicanálise; esquizofrenia; filogênese; instinto de morte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License