SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2O funcionamento mental e as bases ancestrais do psiquismo segundo Sabina SpielreinA criança e sua família: o caso do menino e o seu avatar, o Sombra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

GONCALVES, Amanda Pilosio; SILVA, Bruna da; MENEZES, Marina  e  TONIAL, Luana. Transtornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literatura. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 152-181. ISSN 0101-4838.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) constitui-se em um conjunto de características específicas que afetam o desenvolvimento de diversas maneiras, causando comprometimentos principalmente na área de habilidades sociais. Os indivíduos com autismo geralmente apresentam padrões restritos de atividades, interesses limitados e comportamentos estereotipados. Historicamente, a forma de compreender os TEA tem se modificado, em nível de causalidade, diagnóstico e até tratamento, sendo a psicanálise um dos modelos teóricos e técnicos mais influentes. Esta pesquisa objetivou analisar as relações entre autismo e psicanálise em produções bibliográficas brasileiras do período de 2009 a 2014 e analisar sistematicamente as publicações sobre as relações entre os TEA e a psicanálise. Estimou-se ainda descrever a etiologia dos TEA, identificar os parâmetros diagnósticos e elencar as principais formas de tratamento pelo viés da psicanálise. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e os dados foram coletados através da revisão sistemática da literatura disponível em bases de dados nacionais, como Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia Brasil BVS-PSI, Bireme, Lilacs e SciELO, através dos descritores "autismo e psicanálise" e "transtornos autísticos e psicanálise". Os resultados obtidos indicaram que o maior volume de obras trata a etiologia como multicausal, destacando aspectos genéticos, biológicos, psicogênicos e relacionais. Sobre o diagnóstico, foram ressaltadas a singularidade e a subjetividade de cada sujeito e com relação ao tratamento enfatizou-se o manejo da transferência como uma técnica apropriada. Observou-se, no conjunto de publicações, que o diagnóstico e o tratamento estão voltados em sua grande maioria para a infância, chamando a atenção para a escassa quantidade de publicações que tratam de adolescentes e adultos com TEA.

Palavras-chave : psicanálise; autismo; transtorno autístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License