SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Transtornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literaturaAdolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

COSTA, Ethyene Andrade  e  MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. A criança e sua família: o caso do menino e o seu avatar, o Sombra. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 182-201. ISSN 0101-4838.

As tramas familiares se constituem como elementos decisivos na construção dos sintomas do sujeito. A partir da concepção de que crianças trazidas à clínica são depositárias e porta-vozes das angústias familiares, faz-se mister pensar o sujeito considerando o contexto no qual está inserido e as relações que estabelece. Mantendo o rigor preconizado por Freud quanto à investigação do novo que se apresenta no discurso do sujeito, o presente trabalho teve por objetivo construir um estudo de caso que permitisse repensar as possibilidades de atuação do analista no atendimento a crianças que de maneira inconsciente atualizam a história de sofrimento de suas famílias. O conteúdo recalcado, "não dito", retorna dando forma aos sintomas das novas gerações. Na medida em que as repetições sintomáticas têm demonstrado ligação com os "mal-ditos" da história do sujeito, o atendimento em sessões conjuntas tem revelado sua importância para a condução do caso. A clínica de família mostra sua relevância: por meio da simbolização de heranças familiares traumáticas, torna-se possível organizar o que é próprio do sujeito e diferenciar o "pertencer" à família das identificações que o levaram a emaranhar-se e "ser" aquela família.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; família; construção de caso clínico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License