SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2A criança e sua família: o caso do menino e o seu avatar, o SombraConsiderações sobre o papel do mediador escolar: a função do cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

KELLES, Natália Fernandes  e  LIMA, Nádia Laguárdia de. Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 202-233. ISSN 0101-4838.

Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.

Palavras-chave : adolescência; saber; psicanálise; conversação; internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License