SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número2Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalíticaHacia una teoría antivital, antihomeostática y antiadaptativa de la vida en Freud: el trabajo del concepto de pulsión índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CARVALHO, Paloma Sá. Considerações sobre o papel do mediador escolar: a função do cuidado. Tempo psicanal. [online]. 2017, vol.49, n.2, pp. 234-257. ISSN 0101-4838.

O projeto de inclusão escolar tem como princípio básico a incorporação dos alunos com necessidades individuais no ensino regular. A partir daí surge a figura do mediador escolar como um profissional que auxilia a criança no processo de adaptação afetiva e acadêmica. Entretanto, fazer valer o direito à educação para todos não se limita a simplesmente aplicar a lei indiscriminadamente às situações escolares. É preciso pensar nesse assunto com um entendimento mais profundo sobre a questão. O principal objetivo neste artigo é poder refletir, a partir da perspectiva psicanalítica, sobre ética do cuidado, questionando meios e estratégias que viabilizem a inclusão de crianças que necessitam de um acompanhamento mais específico, bem como pensar sobre as dificuldades e particularidades que ela implica.

Palavras-chave : alteridade; inclusão; ambiente; cuidado; mediação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License