SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1A verdade de uma sociedade se processa como subversão imanenteAspectos preliminares para um estudo sobre a inibição em Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

ROSA, Márcia. A psicanálise e o Um-dividualismo moderno. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 32-52. ISSN 0101-4838.

Para tratar a relação da psicanálise com a modernidade e o individualismo, para indagar a possibilidade de nos servirmos do percurso do ensino de Lacan, que leva à existência e ao corpo, na discussão de questões políticas contemporâneas, começamos por um debate sobre a comunidade proposto pela Filosofia Política, com o qual interrogamos o "ser-em-comum" e o "nada-em-comum". Em seguida, encontramos Lacan e a tese de que "o inconsciente é a política". Com ela, passamos a nos servir do Discurso do Mestre para pensar o Um, o Significante-Mestre em posição de agente do laço social. A partir daí, o mestre contemporâneo nos mostra a dominação de questões econômicas e não apenas políticas. Enfim, uma formulação vinda da Sociologia, caracterizando como singleness a modernidade do século XVIII e como uniqueness a modernidade do século XIX, nos dará passagem para articularmos a tese lacaniana, "o inconsciente é a política", à existência e ao corpo.

Palavras-chave : Psicanálise; modernidade; individualismo; comunidade; singleness.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License