SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1El psicoanálisis y el Un-individualismo modernoA escuta psicanalítica de adolescentes em conflito com a lei: que ética pode sustentar esta intervenção? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

CAMARA, Leonardo  y  HERZOG, Regina. Aspectos preliminares para um estudo sobre a inibição em Freud. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 53-71. ISSN 0101-4838.

Neste artigo são propostas diretrizes para se pensar a noção de inibição na teoria freudiana, entendendo-se por inibição a experiência de se ter dificuldade de agir. Para tanto, é realizada uma contextualização histórica do termo inibição no campo científico, seguida da identificação dos diferentes usos que Freud dele faz em sua obra. A partir da formulação de que a inibição é a restrição de uma função do eu e indicação de alguns problemas de tradução do termo, delimita-se seu contorno no interior da trama de conceitos metapsicológicos. Finalmente, são apresentadas duas figuras: a inibição dinâmica e a inibição econômica.

Palabras clave : Inibição; metapsicologia; psicanálise; Freud.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License