SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Psychoanalysis and religion: the displacement of the philosophical problematic, from Freud to LacanLouis Althusser between the tombstone of silence and the testimony author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

ROSI, Fernanda Stange  and  LUCERO, Ariana. Intervenção precoce x Estimulação precoce na clínica com bebês. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 174-193. ISSN 0101-4838.

O crescimento da clínica psicanalítica com bebês provoca a articulação entre a psicanálise e vários outros saberes, mas não perde o foco da importância da detecção precoce de sinais de sofrimento que servem como entraves à constituição psíquica e da análise de sua influência direta nas alterações e atrasos do desenvolvimento. Assim, uma vez detectados esses sinais, a psicanálise destaca a necessidade de se intervir o quanto antes, assegurando o lugar dos pais no tratamento e tomando os bebês como sujeitos em constituição. Porém, as intervenções precoces, defendidas pela psicanálise, diferem sobremaneira das chamadas estimulações precoces, de modo que propomos uma discussão a respeito dos efeitos esperados e provocados por ambas, questionando o lugar do sujeito de desejo - da maior importância na clínica psicanalítica - nas terapias que têm como foco principal a estimulação, visando o restabelecimento psicomotor e a "adaptação" ao meio.

Keywords : Autismo; Intervenção Precoce; psicanálise; bebês.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License