SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1Psicanálise e religião: o deslocamento da problemática filosófica, de Freud a LacanLouis Althusser entre a pedra sepulcral do silêncio e o testemunho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

ROSI, Fernanda Stange  e  LUCERO, Ariana. Intervenção precoce x Estimulação precoce na clínica com bebês. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 174-193. ISSN 0101-4838.

O crescimento da clínica psicanalítica com bebês provoca a articulação entre a psicanálise e vários outros saberes, mas não perde o foco da importância da detecção precoce de sinais de sofrimento que servem como entraves à constituição psíquica e da análise de sua influência direta nas alterações e atrasos do desenvolvimento. Assim, uma vez detectados esses sinais, a psicanálise destaca a necessidade de se intervir o quanto antes, assegurando o lugar dos pais no tratamento e tomando os bebês como sujeitos em constituição. Porém, as intervenções precoces, defendidas pela psicanálise, diferem sobremaneira das chamadas estimulações precoces, de modo que propomos uma discussão a respeito dos efeitos esperados e provocados por ambas, questionando o lugar do sujeito de desejo - da maior importância na clínica psicanalítica - nas terapias que têm como foco principal a estimulação, visando o restabelecimento psicomotor e a "adaptação" ao meio.

Palavras-chave : Autismo; Intervenção Precoce; psicanálise; bebês.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License