SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Early intervention x Early stimulation in the clinic with infantsThe work of the negative and its relationship to the life and death drives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

GERBER, Keilah Freitas. Louis Althusser entre a pedra sepulcral do silêncio e o testemunho. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 194-214. ISSN 0101-4838.

A narrativa de Louis Althusser em O futuro dura muito tempo (1992) interessa por fornecer o testemunho da sua constante tentativa de responder pelo homicídio que protagoniza. Ele considera a impronúncia, tida por ele como a pedra sepulcral do silêncio, um castigo mais violento do que qualquer sentença poderia ser. Para se desvencilhar dela Althusser escreve a sua história fraturada pelo encontro com o real. Assumir a pena da escrita do testemunho possibilita mover a pedra do silêncio liberando o acesso a outros caminhos, ainda que não seja possível de todo removê-la. Desse modo, a partir da narrativa deixada por Althusser, propomos no presente artigo extrair alguns elementos para pensar a relação entre Psicanálise e testemunho.

Keywords : Psicanálise; trauma; testemunho; Althusser.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License