SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1Intervenção precoce x Estimulação precoce na clínica com bebêsO trabalho do negativo e suas vinculações com as pulsões de vida e de morte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

GERBER, Keilah Freitas. Louis Althusser entre a pedra sepulcral do silêncio e o testemunho. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 194-214. ISSN 0101-4838.

A narrativa de Louis Althusser em O futuro dura muito tempo (1992) interessa por fornecer o testemunho da sua constante tentativa de responder pelo homicídio que protagoniza. Ele considera a impronúncia, tida por ele como a pedra sepulcral do silêncio, um castigo mais violento do que qualquer sentença poderia ser. Para se desvencilhar dela Althusser escreve a sua história fraturada pelo encontro com o real. Assumir a pena da escrita do testemunho possibilita mover a pedra do silêncio liberando o acesso a outros caminhos, ainda que não seja possível de todo removê-la. Desse modo, a partir da narrativa deixada por Althusser, propomos no presente artigo extrair alguns elementos para pensar a relação entre Psicanálise e testemunho.

Palabras clave : Psicanálise; trauma; testemunho; Althusser.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License