SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1Louis Althusser entre a pedra sepulcral do silêncio e o testemunhoElementos para repensar a sublimação: pulsão de morte e plasticidade psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

KOTTLER, Arthur  e  ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. O trabalho do negativo e suas vinculações com as pulsões de vida e de morte. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 215-235. ISSN 0101-4838.

Pretendemos no presente trabalho investigar algumas contribuições originais de André Green trazidas pelo conceito de "trabalho do negativo", a partir de suas vinculações com as metas das pulsões de vida e de morte, resultando no que o autor designou de "função objetalizante" e "função desobjetalizante". Considerando o papel do objeto primário para a constituição psíquica do sujeito, tomamos o desligamento por ele operado no trabalho do negativo como eixo de compreensão, propondo uma leitura na qual a função desobjetalizante desse objeto estaria também associada à sua própria pulsão de vida.

Palavras-chave : André Green; trabalho do negativo; pulsões; função objetalizante; função desobjetalizante.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License