SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1The work of the negative and its relationship to the life and death drivesThe impossibility of love in the film "An affair of love" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

RODRIGUES, Alexandra Arnold  and  GONDAR, Jô. Elementos para repensar a sublimação: pulsão de morte e plasticidade psíquica. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 236-257. ISSN 0101-4838.

O presente trabalho propõe uma análise crítica do conceito psicanalítico de sublimação, explorando trilhas que permitam alçar novas perspectivas para sua compreensão. A partir do texto "O Eu e o Isso" de 1923, sob o viés da segunda tópica, identificou-se a relação entre a noção de Pulsão de Morte e o conceito de sublimação. Isso permite conceber a sublimação como um processo desorganizador do circuito narcísico-pulsional do sujeito que, ao contrário de conduzir imediatamente a recursos defensivos e à fixação psicopatológica, leva a uma experiência de desterritorialização subjetiva. Por esta análise, a sublimação diz muito sobre a plasticidade psíquica, sobre a relação dos sujeitos com a diferença e o novo suscitados pela experiência estética, na contramão da ideia de uma "purificação pulsional" frente ao sexual, conforme vislumbrado por Freud na esteira da primeira tópica.

Keywords : Sublimação; plasticidade psíquica; pulsão de morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License