SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1O trabalho do negativo e suas vinculações com as pulsões de vida e de morteA impossibilidade do amor no filme "Uma relação pornográfica" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

RODRIGUES, Alexandra Arnold  e  GONDAR, Jô. Elementos para repensar a sublimação: pulsão de morte e plasticidade psíquica. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 236-257. ISSN 0101-4838.

O presente trabalho propõe uma análise crítica do conceito psicanalítico de sublimação, explorando trilhas que permitam alçar novas perspectivas para sua compreensão. A partir do texto "O Eu e o Isso" de 1923, sob o viés da segunda tópica, identificou-se a relação entre a noção de Pulsão de Morte e o conceito de sublimação. Isso permite conceber a sublimação como um processo desorganizador do circuito narcísico-pulsional do sujeito que, ao contrário de conduzir imediatamente a recursos defensivos e à fixação psicopatológica, leva a uma experiência de desterritorialização subjetiva. Por esta análise, a sublimação diz muito sobre a plasticidade psíquica, sobre a relação dos sujeitos com a diferença e o novo suscitados pela experiência estética, na contramão da ideia de uma "purificação pulsional" frente ao sexual, conforme vislumbrado por Freud na esteira da primeira tópica.

Palavras-chave : Sublimação; plasticidade psíquica; pulsão de morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License