SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1The impossibility of love in the film "An affair of love"Musicality and psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

THONES, Ana Paula Bellochio  and  WEINMANN, Amadeu. A emergência da inquietante estranheza: um ensaio de análise fílmica de O estudante de Praga. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 277-300. ISSN 0101-4838.

Este ensaio questiona as razões pelas quais o filme O estudante de Praga é frequentemente tomado como referência para abordar o conceito psicanalítico unheimlich. Propomos como pergunta: a experiência do estranho-familiar poderia ocorrer de acordo com o encadeamento fílmico? Com essa questão no horizonte, analisamos plano a plano uma cena, na qual o personagem Scapinelli visita o quarto do protagonista Balduin e lhe oferece uma quantia em dinheiro em troca de qualquer coisa do estudante que esteja no local. O jovem perde sua imagem especular, que se torna seu duplo, fenômeno apontado por Freud como um dos motivos para o surgimento do afeto unheimlich. Ao dispor-se a renunciar ao florete, que garante a Balduin o registro do Ideal do eu, constatamos que o estudante fica refém de um jogo de imagens que favorece o surgimento da experiência do unheimlich.

Keywords : Estranho; duplo; eu ideal; ideal do eu; análise fílmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License