SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1A impossibilidade do amor no filme "Uma relação pornográfica"Musicalidade e psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

THONES, Ana Paula Bellochio  y  WEINMANN, Amadeu. A emergência da inquietante estranheza: um ensaio de análise fílmica de O estudante de Praga. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.1, pp. 277-300. ISSN 0101-4838.

Este ensaio questiona as razões pelas quais o filme O estudante de Praga é frequentemente tomado como referência para abordar o conceito psicanalítico unheimlich. Propomos como pergunta: a experiência do estranho-familiar poderia ocorrer de acordo com o encadeamento fílmico? Com essa questão no horizonte, analisamos plano a plano uma cena, na qual o personagem Scapinelli visita o quarto do protagonista Balduin e lhe oferece uma quantia em dinheiro em troca de qualquer coisa do estudante que esteja no local. O jovem perde sua imagem especular, que se torna seu duplo, fenômeno apontado por Freud como um dos motivos para o surgimento do afeto unheimlich. Ao dispor-se a renunciar ao florete, que garante a Balduin o registro do Ideal do eu, constatamos que o estudante fica refém de um jogo de imagens que favorece o surgimento da experiência do unheimlich.

Palabras clave : Estranho; duplo; eu ideal; ideal do eu; análise fílmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License