SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Efeitos da incidência da linguagem no corpo do sujeito autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

MORAES, Natália de Andrade de  e  PERRONE, Cláudia Maria. Perspectivas político-clínicas: psicanálise, autismo e a razão neoliberal. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 11-30. ISSN 0101-4838.

Este artigo objetivou problematizar o estatuto do autismo no contemporâneo, bem como o lugar reservado aos sujeitos autistas em um social atravessado pelos discursos neoliberal e capitalista. Nessa direção, buscou compreender o uso dos significantes "autismo/autista" para representar o momento histórico atual, catalisador do apagamento do outro e da dimensão da alteridade. Para tal, propôs a análise de um vídeo publicitário referente à "jaqueta do abraço", produto destinado a acalmar crianças diagnosticadas autistas. Em um cenário ultraindividualista, imperativo de objetos e carente de laços sociais, o sujeito autista emerge no lugar do estranho, familiar excluído, ao refletir a tendência contemporânea à ausência do Outro, à mesmice e ao isolamento. Ao encarnar o que o social não quer saber, ao autista restam fundamentalmente a exclusão e as propostas de inclusão via adestramento e supressão das diferenças. Em outra direção, a psicanálise propõe uma saída possível do discurso capitalista através da introdução do novo, na sustentação de um desejo que possibilite ao sujeito a pequena singularidade que é sua, que não entra no circuito do discurso.

Palavras-chave : psicanálise; discurso capitalista; neoliberalismo; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License