SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue2Political-clinics perspectives: psychoanalysis, autism and the neoliberal reasonThe diagnostic question and its implication in the automatic epidemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

CALZAVARA, Maria Gláucia Pires  and  VORCARO, Ângela Maria Resende. Efeitos da incidência da linguagem no corpo do sujeito autista. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 31-50. ISSN 0101-4838.

Considerando que o encontro com a linguagem é determinante do modo de ser de cada um como sujeito, o objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos no corpo do sujeito autista no encontro com a linguagem. Primeiramente, trataremos da constituição do Eu amparados em Freud e Lacan, delineando a importância da presença do Outro em sua constituição. Em seguida, trataremos da constituição de um corpo, que se diferencia do organismo por sua inscrição na linguagem, e de como o corpo no sujeito autista, a despeito de estar na linguagem, demonstra que a dimensão simbólica do corpo não é um recurso de todo sujeito. Por fim, consideramos que um sujeito que não consegue contar com a proteção simbólica marcada pela linguagem pode, à sua maneira e de forma singular, inventar uma forma de se haver no mundo.

Keywords : autismo; corpo; linguagem; tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License