SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Morir a cuentagotas: la estrategia de un neurótico obsesivo al no adherirse al tratamientoPsicoanálisis y pesquisa científica: el pesquisador en la posición del analizante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

SILVA, Diego Rodrigues; PRISZKULNIK, Leia  y  HERZBERG, Eliana. Qual o corpo deficiente?: Pressupostos ontológicos e práticas de tratamento. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 102-118. ISSN 0101-4838.

O corpo é um tema complexo e presente em diferentes campos que constroem modelos a partir de seus pressupostos ontológicos. A deficiência, enquanto quadro que traz prejuízos no corpo, vem romper com tais modelos e é importante saber como cada área se posiciona frente à deficiência cuja marca é a diferença. Este artigo busca contrastar diferentes pressupostos ontológicos sobre o corpo deficiente e seus desdobramentos nas formas de tratamento. O percurso perpassou o corpo natural da Grécia antiga, corpo habitado pela alma na Idade Média, corpo funcional no contexto cientifico atual e o corpo proposto pela Psicanálise, e indicou qual a proposta de cada um, principalmente, para o tratamento. Conclui-se apontando para a reflexão acerca das bases que fundamentam as propostas de atenção ao sujeito com corpo deficiente de modo a preconizar o diálogo entre as equipes de profissionais da saúde.

Palabras clave : corpo; deficiência; psicanálise; práticas em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License