SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2La doble potencialidad del irrepresentable y la negatividad necesaria: trauma y pulsión de muerteAngustia y vergüenza en la clínica psicoanalítica en situaciones de pobreza y otras vulnerabilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

KLAUTAU, Perla  y  MACEDO, Maria Manuela Dias Ramos de. Construção de dispositivos de escuta para jovens em busca de um futuro profissional: impasses e apostas da psicanálise em extensão. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 245-264. ISSN 0101-4838.

Este artigo se configura como um dos resultados parciais da pesquisa "Jovens em situação de vulnerabilidade social: entre o trauma e o reconhecimento", desenvolvida desde 2017, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida com financiamento da FAPERJ. O objetivo principal da pesquisa em questão é propor possíveis extensões do método psicanalítico a partir da construção de dispositivos alternativos ao setting clássico. Serão apresentadas algumas reflexões, tecidas após a realização do trabalho de campo, efetuado entre os meses de maio e setembro do corrente ano, com jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro com idades entre 15 e 24 anos.

Palabras clave : vulnerabilidade social; trauma; reconhecimento; psicanálise em extensão; sofrimentos sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License