SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2La práctica del psicoanalista en un centro de tratamiento de anomalías craneofaciales: el ideal educativo, los impasses y la cuestión del belloVerdad como división: la ideología entre Hegel y Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

BENEDITO, Maira Brandão  y  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Ambiente e integração no processo de desenvolvimento emocional: reflexões a partir do trabalho com crianças em situação de risco psicossocial. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 309-329. ISSN 0101-4838.

O presente artigo apresenta reflexões que puderam ser realizadas com base na teoria winnicottiana a partir da atuação da primeira autora como psicóloga no Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial das Varas da Infância e Juventude (NIAPVIJ) do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Inicia pela apresentação de uma reflexão sobre a concepção de ambiente na teoria winnicottiana para então oferecer um panorama da proposta municipal de atendimento às crianças em situação de risco, assim como a legislação que sustenta essa proposta. Na sequência, propõe uma reflexão sobre a função do ambiente no desenvolvimento emocional primitivo, tal como postulado por Winnicott, articulando-a ao processo de integração. O personagem literário Humpty Dumpty é utilizado como recurso metafórico para ilustrar esse processo primitivo de organização subjetiva. Finaliza destacando algumas consequências dessas reflexões para nosso trabalho diário.

Palabras clave : psicanálise; ambiente; risco psicossocial; desenvolvimento emocional; Winnicott.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License