SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Ambiente e integração no processo de desenvolvimento emocional: reflexões a partir do trabalho com crianças em situação de risco psicossocialQuando a resiliência pode ser uma aposta para a psicanálise: ampliações clínicas do trauma e do luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

LAUREANO, Pedro Sobrino. Verdade como divisão: ideologia entre Hegel e Freud. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 330-348. ISSN 0101-4838.

Procuraremos, neste artigo, pensar a desconstrução realizada tanto pela psicanálise como pela dialética da oposição entre verdade e erro. Nesse sentido, buscaremos traçar os paralelos entre teoria psicanalítica e dialética, no sentido de que, para ambas as teorias, a despeito de suas diferenças fundamentais, podemos observar o solo comum, que consiste na sustentação da contradição (Hegel), ou da ambivalência (Freud), como categorias fundamentais para pensarmos o psiquismo e a vida social. Dessa forma, buscaremos pensar tais ideias no contexto daquilo que Marx chama de ideologia, procurando expor o método para sua crítica.

Palavras-chave : ideologia; psicanálise; verdade; divisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License