SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Quando a resiliência pode ser uma aposta para a psicanálise: ampliações clínicas do trauma e do luto"Formar-se" e "ser" mulher: um breve ensaio sobre a sexualidade feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

FRANCA, Cassandra Pereira; TANNURE, Cynthia da Conceição  e  RABELO, Danielle Pereira Matos. Desafios do enlace teórico: técnico na clínica do abuso sexual infantojuvenil. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 373-400. ISSN 0101-4838.

O presente artigo descreve o trabalho desenvolvido em um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Serão relatadas as conclusões de duas teses inspiradas na escuta dos pacientes acompanhados por esse Projeto, e por meio das quais é possível destacar alguns limites presentes na construção da clínica da violência sexual: a realidade dos cuidados negligentes e violentos, aliada à atualização de elementos arcaicos provenientes das primeiras relações objetais, que não tiveram chances de elaboração. Tal cenário é apresentado, inicialmente, no contexto das relações fraternas incestuosas, que denunciam obstáculos na introjeção de objetos reasseguradores e continentes das angústias provenientes das mudanças corporais impostas pela puberdade. Em seguida, apresentaremos alguns limites relacionados à precariedade dos vínculos de confiança que reverberam os moldes primitivos das relações das mães com seus filhos frente às histórias de abuso sexual intrafamiliar. Tais pesquisas, ao pensar a problemática do cuidado, apontam para a necessidade de que os estudos e as intervenções na área da violência sexual infantojuvenil contemplem o conjunto de fatores associados à produção do sofrimento humano, tais como os problemas de ordem social e econômica, articulados aos elementos intrapsíquicos. Vimos ressoar esses esforços na proposta da clínica ampliada, na medida em que foi preciso fortalecer a visão integrada e multidimensional do sujeito com o qual trabalhamos.

Palavras-chave : relações objetais arcaicas; clínica ampliada; incesto; abuso sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License