SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Desafios do enlace teórico: técnico na clínica do abuso sexual infantojuvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

PERES, Rodrigo Sanches; CENTURION, Neftali Beatriz  e  CREMASCO, Maria Virginia Filomena. "Formar-se" e "ser" mulher: um breve ensaio sobre a sexualidade feminina. Tempo psicanal. [online]. 2018, vol.50, n.2, pp. 401-420. ISSN 0101-4838.

A Psicanálise tem contribuições potencialmente proveitosas a oferecer para os debates atuais sobre a sexualidade. Debates a esse respeito se mostram essenciais na contemporaneidade, sobretudo na sociedade brasileira, tendo-se em vista o recente recrudescimento de uma mentalidade machista que enseja diversas formas de abuso e violência contra as mulheres. Portanto, este breve ensaio teórico tem como objetivo apresentar um mapeamento de algumas formulações psicanalíticas, freudianas e pós-freudianas, em torno da sexualidade feminina. Mais precisamente, buscaremos, em um primeiro momento, circunscrever teses centrais sobre a "formação" da mulher conforme postuladas por Freud. Em um segundo momento, procuraremos sintetizar um conjunto de proposições de autores contemporâneos entre os quais se pode estabelecer um diálogo e que, em nosso meio, têm-se servido da Psicanálise para refletir acerca do "ser" mulher, ou seja, da vivência da sexualidade feminina na idade adulta, nomeadamente na maturidade. Concluímos que as proposições dos autores contemporâneos que sumarizamos aqui avançam, em certos aspectos, em relação às teses freudianas sobre a sexualidade feminina, mas não implicam na atribuição de uma suposta obsolescência às mesmas como um todo.

Palavras-chave : sexualidade; sexualidade feminina; psicanálise; teoria psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License