SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Perspectivas da relação entre psicanálise e ciência em LacanPode a transexualidade operar como amarração nodal do sujeito? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

JORGE, Hugo Tannous  e  SIMANKE, Richard Theisen. A filosofia da ciência de Émile Meyerson nas primeiras teorizações de Jacques Lacan. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 38-74. ISSN 0101-4838.

Mesmo não se tratando de filosofia da ciência em sentido estrito, o pensamento de Lacan está repleto de reflexões típicas dessa área da filosofia. Contudo, a relação entre seu pensamento e a filosofia da ciência contemporânea à sua produção inicial - a França da primeira metade do século - é em geral desconsiderada ou considerada apenas de forma parcial na literatura lacaniana. Embora o filósofo francês da ciência Émile Meyerson tenha sido referido de forma explícita ou implícita na obra lacaniana, há poucos trabalhos dedicados à sua relação com Lacan. Buscando contribuir para a análise dessa relação e indicar suas possíveis implicações, trata-se aqui de examinar as convergências entre a doutrina de Meyerson em sua obra Identidade e realidade e as produções de Lacan entre 1936 e 1953, além de discutir as condições para a apropriação lacaniana dessa doutrina. Conclui-se que essa relação permite esclarecer pontos importantes da obra inicial de Lacan, tais como o conceito de imago, a noção de verdade e a tese do antropomorfismo das ciências naturais.

Palavras-chave : Lacan; Meyerson; filosofia da ciência; imaginário; real.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License