SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Émile Meyerson's philosophy of science in Lacan's early theoriesHaving two mothers: the triangulation dynamics of children in lesbian led families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

LIMA, Vinícius Moreira  and  VORCARO, Ângela Maria Resende. Pode a transexualidade operar como amarração nodal do sujeito?. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 38-74. ISSN 0101-4838.

Neste trabalho, abordamos os relatos autobiográficos escritos em redes sociais por Daniela Andrade, mulher transexual e militante, a fim de extrair o que ela pode nos ensinar acerca da transexualidade como possibilidade de amarração nodal do sujeito. Partindo da forma como ela organiza discursivamente sua experiência, recorrendo à distinção entre identidade de gênero, papel de gênero, anatomia e orientação sexual, levantaremos a hipótese de que esse saber sobre o gênero lhe permite fazer-se um nome próprio ("Daniela Andrade") ao eleger, no Simbólico, o significante "mulher trans" para representá-la frente ao Outro. Assim, pela via de uma nominação simbólica, Daniela alcança uma forma de operar a reescrita de seu gozo pela invenção singular de um nome próprio, ao construir uma solução transexual sinthomática no campo do Simbólico, manobra que corrige o duplo lapso nodal entre seu corpo (I) e o desejo do Outro (S).

Keywords : psicanálise; transexualidade; identidade de gênero; nominação; sinthome.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License