SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Pode a transexualidade operar como amarração nodal do sujeito?Desenraizamento e radicalização na juventude contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CARNEIRO, Francis Anne  e  VILA-REAL, Ângela. Ter duas mães: dinâmica da triangulação em filhos de casais de lésbicas. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 96-112. ISSN 0101-4838.

As autoras fazem uma reflexão teórica centrada em duas questões fundamentais equacionadas pela psicanálise: a triangulação edipiana e a identificação. O objetivo é o de problematizar a dinâmica destes dois processos em crianças vivendo com duas mães, o que anula a oposição básica binária e obriga a construção de novos posicionamentos sobre a diferenciação e a organização interna frente a esse novo cenário familiar. Com isso, são discutidas novas possibilidades de arranjo triangular, identificatório e de diferenciação frente à ausência de uma polarização anatômica, quer se trate dos meninos, quer das meninas de uma família constituída por duas mães.

Palavras-chave : homoparentalidade; triangulação edipiana; identificação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License