SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Having two mothers: the triangulation dynamics of children in lesbian led familiesA world without adults: subjective effects of adolescents adrift author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

MACEDO, Lucíola Freitas de  and  FERRARI, Ilka Franco. Desenraizamento e radicalização na juventude contemporânea. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 113-133. ISSN 0101-4838.

Neste artigo, as experiências de desenraizamento e suas relações com a radicalização de jovens que aderem ao terrorismo jihadista são interrogadas a partir das seguintes questões: o que faz com que a solidão e o desamparo promovidos pelo desenraizamento culminem na radicalização e adesão dos jovens ao jihadismo e movimentos afins? Quais as relações entre o desenraizamento, a radicalização e as mutações do laço social na contemporaneidade? O desenraizamento e a radicalização serão problematizados tendo como ponto de partida a hipótese a de que na atualidade o ser falante se conecta principalmente ao seu próprio modo de gozo, modificando-se, assim, o seu modo de se conectar à linguagem enquanto modo de fazer laço social.

Keywords : desenraizamento; radicalização; pulsão de morte; juventude; laço social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License