SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Ter duas mães: dinâmica da triangulação em filhos de casais de lésbicasUn mundo sin adultos: efectos subjetivos de los adolescentes a deriva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

MACEDO, Lucíola Freitas de  y  FERRARI, Ilka Franco. Desenraizamento e radicalização na juventude contemporânea. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 113-133. ISSN 0101-4838.

Neste artigo, as experiências de desenraizamento e suas relações com a radicalização de jovens que aderem ao terrorismo jihadista são interrogadas a partir das seguintes questões: o que faz com que a solidão e o desamparo promovidos pelo desenraizamento culminem na radicalização e adesão dos jovens ao jihadismo e movimentos afins? Quais as relações entre o desenraizamento, a radicalização e as mutações do laço social na contemporaneidade? O desenraizamento e a radicalização serão problematizados tendo como ponto de partida a hipótese a de que na atualidade o ser falante se conecta principalmente ao seu próprio modo de gozo, modificando-se, assim, o seu modo de se conectar à linguagem enquanto modo de fazer laço social.

Palabras clave : desenraizamento; radicalização; pulsão de morte; juventude; laço social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License