SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Desarraigo y radicalización en la juventud contemporáneaFreud e a ciência da literatura: psicanálise, ciência e poesia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

GOMES, Patricia da Silva  y  LIMA, Nádia Laguárdia de. Um mundo sem adultos: efeitos subjetivos dos adolescentes à deriva. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 134-158. ISSN 0101-4838.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a adolescência a partir das características da contemporaneidade. Nesse percurso, entre as diversas leituras de estudiosos dos nossos dias, optamos por tratar do tema a partir da teorização sobre a hipermodernidade e em diálogo com autores da psicanálise foi possível considerar os efeitos do discurso capitalista nesse contexto. Ao abordarmos a inconsistência estrutural do Outro, avançamos em nossa reflexão para construir a hipótese de que a época atual é marcada pelo desvelamento da sua inconsistência. Acrescentamos que tal desvelamento não é sem consequências para os sujeitos adolescentes, há o imperativo de gozo e a vacuidade do lugar de adulto na contemporaneidade que incidem sobre as identificações e o laço social. No tempo lógico da adolescência, os sujeitos precisam inventar saídas para lidar com o mal-estar decorrente do encontro com o real do sexo.

Palabras clave : adolescência; psicanálise; Outro; hipermodernidade; inconsistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License