SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Moisés e a máquina do tempo de FreudSubstituição do nome, uso cínico da linguagem e constituição da subjetividade em adolescentes Hip Hop: um Outro nome índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

MESQUITA, Mirka. Psicanálise e pedopsiquiatria: entre interlocuções e querelas. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 211-230. ISSN 0101-4838.

O presente estudo busca identificar as contribuições da parceria e as consequências da separação entre a psicanálise e a pedopsiquiatria. Os conceitos de narcisismo e de autoerotismo foram peças-chave para o surgimento e legitimação da pedopsiquiatria como especialidade médica distinta da psiquiatria do adulto. Em um contexto no qual o discurso psiquiátrico vigente defende um referencial essencialmente empirista em detrimento do diálogo com abordagens psicodinâmicas, verifica-se que a rejeição da psicanálise promove a desnaturação da pedopsiquiatria, já que transtornos mentais infantis são reduzidos a disfunções puramente neurológicas.

Palavras-chave : psicanálise; pedopsiquiatria; história.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License