SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Psicanálise e pedopsiquiatria: entre interlocuções e querelasA psicanálise e seu objeto de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

BOLANOS, Diego Fernando  e  PEREIRA, Marcelo Ricardo. Substituição do nome, uso cínico da linguagem e constituição da subjetividade em adolescentes Hip Hop: um Outro nome. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 231-258. ISSN 0101-4838.

Com o objetivo de encontrar evidências sobre como ocorrem processos de constituição de subjetividade em adolescentes que compõem agrupamentos juvenis de cidade (AJC), como esses agrupamentos influenciam tais processos constitutivos e como os adolescentes conseguem resolver seus dilemas, realizamos uma investigação-intervenção de orientação clínica na Argentina e na Colômbia durante os anos 2013-2015. Com a aplicação do método de intervenção cínica à pesquisa acadêmica (MICAP), por meio de espaços de fala, entrevistas de orientação clínica e diários (de bordo e clínico), conseguimos obter discursos singulares de adolescentes membros de AJC (48 no total). A partir desses discursos extraímos as saídas subjetivas desses adolescentes. Também obtivemos, através de observações e entrevistas semiestruturadas, discursos particulares que adolescentes e jovens têm em duas cidades desses países. Ambos os discursos nos permitiram identificar que tais sujeitos apresentam comportamentos distantes das identidades cristalizadas que os colocam, por exemplo, como consumidores, violentos, sonhadores, negligentes, apolíticos, entre outros, e que, para alguns, a resolução de conflitos da adolescência e relacionada à dinâmica do AJC ocorre através da substituição de seus nomes próprios, isto é, elaborando novas nomeações e com elas realizando processos de importância na constituição de sua subjetividade como a identificação, a constituição do vínculo social e a manifestação de divergências com o mundo adulto. Apresentamos aqui dois casos de substituição de nomes com apelidos que revelaram tendências cínicas, criticidade e atitudes contestadoras do mundo adulto e do universo das normas.

Palavras-chave : constituição de subjetividade; nome próprio; substituição do nome; par-zero; uso cínico da linguagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License