SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Sustitución de nombre, uso cínico del lenguaje y constitución de subjetividad en adolescentes Hip Hop¹: un Otro nameCultura contemporánea: ciencia y capitalismo, la cuestión de la subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576

Resumen

DOMINGUEZ, Juan Pablo Sánchez. A psicanálise e seu objeto de pesquisa. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.1, pp. 259-287. ISSN 0101-4838.

Este artigo tem como propósito identificar o contexto científico que emoldurou o surgimento da psicanálise; nesse sentido, são analisadas as primeiras ideias freudianas, que tendem a colocar suas descobertas a serviço da ciência natural. Posteriormente, são examinadas as formulações contidas no "Projeto de uma psicologia para neurologistas", que permitiram que Freud alcançasse um distanciamento em relação ao ideal cientificista da sua época. Por outro lado, guiados pela leitura de Lacan sobre o "cogito cartesiano", estuda-se a racionalidade objetivista da ciência dita moderna, que se propõe a despojar o pesquisador dos elementos subjetivos por meio de uma estratégia racional no momento em que aborda o seu objeto de estudo. Finalmente, argumenta-se, mediante conceitos lacanianos, a diferença radical entre o objeto de pesquisa na psicanálise e o da ciência.

Palabras clave : psicanálise; método; objeto; ciência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License