SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Reflections about the repetition compulsion from correlations with the Sisyphus mythThe time and the object in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

CARVALHO, Jéssica Baêta de Azevêdo  and  GEWEHR, Rodrigo Barros. Entre carência orgânica e desamparo: uma leitura do "Projeto de uma psicologia" (1895). Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 53-83. ISSN 0101-4838.

O presente trabalho consiste em uma análise dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Freud para fundamentar a hipótese de um aparelho neuronal, em seu Projeto de uma Psicologia, de 1895. Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori. Essa condição será posteriormente desenvolvida pela noção de desamparo. Entretanto, há desacordos e um debate possível sobre o lugar do eu nesse processo. A forma de se apropriar das noções de carência orgânica e de desamparo, bem como das distinções possíveis e das relações entre ambas, será determinante nesse debate.

Keywords : carência orgânica; desamparo; constituição do eu; Projeto de uma Psicologia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License