SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número2Reflexões sobre a compulsão à repetição a partir de correlações com o mito de SísifoO tempo e o objeto na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

CARVALHO, Jéssica Baêta de Azevêdo  e  GEWEHR, Rodrigo Barros. Entre carência orgânica e desamparo: uma leitura do "Projeto de uma psicologia" (1895). Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 53-83. ISSN 0101-4838.

O presente trabalho consiste em uma análise dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Freud para fundamentar a hipótese de um aparelho neuronal, em seu Projeto de uma Psicologia, de 1895. Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori. Essa condição será posteriormente desenvolvida pela noção de desamparo. Entretanto, há desacordos e um debate possível sobre o lugar do eu nesse processo. A forma de se apropriar das noções de carência orgânica e de desamparo, bem como das distinções possíveis e das relações entre ambas, será determinante nesse debate.

Palavras-chave : carência orgânica; desamparo; constituição do eu; Projeto de uma Psicologia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License