SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2The time and the object in psychoanalysisAlienation and separation in Seminar 11 of Lacan: a proposal of interpretation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

GUERRA, Andréa Máris Campos  and  ANDRADE, Hudson Vieira de. Sobre a teoria da nominação em J. Lacan: do ato à invenção. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 103-120. ISSN 0101-4838.

Desenvolvemos a tese de que há ao menos duas proposições do psicanalista J. Lacan quanto à teoria da nominação. Nós a localizamos a partir da análise de dois paradigmas extraídos dos mitos freudianos de "Totem e tabu" e de "Moisés e o monoteísmo". Uma primeira teoria calcada na premissa de que o ato funda a condição do nome, a partir do assassinato do pai como elemento de regulação e referência. E outra de que, diante do impossível de assimilar, é preciso a invenção de um nome, a partir do qual se orienta um sujeito ou um povo. As consequências extraídas dos dois paradigmas dizem respeito ao sujeito e ao laço social, conformando modos políticos e subjetivos diferenciados de racionalidade discursiva e de operacionalidade subjetiva.

Keywords : psicanálise; nominação; mito; nome próprio; laço social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License