SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue2Alienation and separation in Seminar 11 of Lacan: a proposal of interpretationThe listening-flânerie as ethical-methodological effect of the encounter between psychoanalysis and socioeducation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tempo psicanalitico

Print version ISSN 0101-4838On-line version ISSN 2316-6576

Abstract

VERCEZE, Flávia Angelo  and  CORDEIRO, Silvia Nogueira. Feminilidade não toda: uma revisão sistemática de literatura. Tempo psicanal. [online]. 2019, vol.51, n.2, pp. 140-165. ISSN 0101-4838.

Ao escutar as histéricas, Freud foi um dos primeiros estudiosos a se perguntar sobre a questão da feminilidade e da sexualidade feminina. Lacan retoma os caminhos de Freud e traz importantes contribuições para estudo do feminino. Todavia, dentro da psicanálise, esse é ainda um tema de muita controvérsia, devido às grandes transformações sociais em relação aos padrões de feminilidade e sexualidade feminina. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo entender como a feminilidade e a sexualidade feminina têm sido abordadas dentro da psicanálise na perspectiva de Freud e Lacan nos últimos anos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema com o recorte de tempo de 2000 a 2018, visto que este período corresponde à mudança do século XX para o século XXI, que apresenta um novo contexto social, político e econômico. Os estudos que compuseram o banco final foram explorados de maneira pormenorizada. Nesta análise prezaram-se tanto os aspectos quantitativos - dados mais gerais dos artigos - como qualitativos e foi realizada uma análise da teoria apresentada, o que levou a uma síntese do fenômeno estudado por meio de quatro categorias: a feminilidade e a relação pré-edípica, a feminilidade e o real: a lógica não toda fálica, a mulher e o amor, e a feminilidade e a maternidade. P ode-se concluir que a teoria psicanalítica lacaniana representou um grande avanço no entendimento do feminino, ampliando a compreensão para além da diferença sexual anatômica ou segundo uma concepção naturalística baseada no corpo biológico da mulher. O padrão de feminilidade se transformou, abrindo caminhos para novas formas de sexuação na mulher, embora algo de inominável ainda permaneça, algo que escapa à palavra.

Keywords : feminilidade; sexualidade feminina; mulher; psicanálise lacaniana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License